SHF Work

5 de setembro de 2010

The Wilderness Downtown.

Filed under: Sem categoria — gabrielafreitas1991 @ 2:06
Página Principal

Página Principal

The Wilderness Downtown” é um experimento feito pelo Google Chrome, servindo como clipe da música “We used to wait” da banda Arcade Fire. Foi escrito e dirigido por Chris Milk, em parceria com o Google, e teve como “diretor de tecnologia” Aaron Koblin.

Realização

Realização

Mas ele não é como qualquer clipe: ele é um filme interativo feito em HTML 5 (novo protocolo em desenvolvimento pela W3C; por muitas vezes considerado “o que irá acabar de uma vez por todas com o flash”, porque, segundo Jobs, o primeiro faz tudo o que o flash faz sem os mesmos problemas).

Como assim, filme interativo?

Primeiro, ao entrar no site você encontra uma caixa para digitar um endereço – o intuito é ser nostálgico: digite o endereço (ou, até mesmo, o nome) de sua antiga escola, da sua casa de infância, de um parquinho onde você costumava brincar… E seja específico!

Então o clipe começa – para maior eficiência, faça no Google Chrome e não deixe nenhum outro programa aberto – e, graças ao Google Maps e ao Google Street View você vê uma imagem panorâmica do lugar escolhido, enquanto “um personagem” corre por uma rua e aves, que eu considero corvos, de 3D voam por um céu alaranjado – tudo isso em janelas diferentes que se abrem e se fecham pelo seu monitor.

No meio do clipe, aparece uma janela em que você pode escrever – com o mouse ou com o teclado – algo para si mesmo quando mais novo: um postcard. Ou seja, o projeto não conta apenas com o HTML 5, o Google Maps e o Google Street View, como também com o mouse. Os corvos em 3D interagem com o que foi escrito – e algo bem bacana é que eles parecem voar de uma janela para outra – e essa janela se fecha.

Pedido

Corvos no Poadcast

Corvos no Poadcast

Assim, duas pessoas no mundo nunca terão assistido ao (ou melhor, “interagido com o”) mesmo clipe.

Mensagens

Mensagens

Ao final, o personagem correndo se torna uma animação em 3D em um cenário branco em que árvores nascem do chão – assim como, na outra janela, surgem copas de árvores em 3D pelo endereço escolhido. Pelo que eu entendi, cada árvore representa um postcard.

árvores

árvores

The Wilderness Machine

The Wilderness Machine

Essas janelas se fecham e podemos ver a página que entramos nos oferecendo quatro opções: assistir o filme novamente; compartilhar o vídeo (ele te dá a URL para você enviar para os seus amigos); mandar o seu postcard para Downtown (armazenar) e responder a outro postcard.

Opções Finais

Opções Finais

Foi uma experiência fantástica – eu escolhi a escola em que fiz o Ensino Médio e foi muito legal TENTAR reconhecer os lugares onde o pessoal costumava cabular aula. Foi surpreendente, nostálgico e, ao mesmo tempo, excitante: vale a pena conferir!

Para melhor entender o funcionamento, clique aqui (em inglês) e, também, assista a esse vídeo (também em inglês):

Dica: A experiência é mais completa ao escolhermos lugares famosos, como L.A., pois há maior mapeamento do Google e, portanto, mais vídeos.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: