SHF Work

9 de abril de 2010

Arquitetura de Informação – EXEMPLIFICAÇÃO

Filed under: Sem categoria — gabrielafreitas1991 @ 17:08

Pequena definição: A Arquitetura de Informação se refere à organização, rotulagem e categorização da estrutura de um website, de seu conteúdo, das informação contidas nele e do design dos sistemas de navegação e de busca, com a função de tornar o complexo claro, por meio de fluxogramas, tabelas, rascunhos… Assim, o usuário consegue encontrar e compreender as informações que necessita facilmente, ou seja, há usabilidade.  

Exemplificação:
         Meu pai trabalha em um centro social que ele fez com minhã mãe e com as missionárias da comunidade que os dois frequentam. Eles ajudam famílias carentes residentes depois da balsa, no Riacho Grande, dando cestas básicas, roupas e brinquedos para as crianças, além de aulas e atividades que complementam a escola. Ele quer montar um site desse centro. Assim, ele se reuniu com a coordenação do centro para pranejá-lo:

         O primeiro passo que eles discutiram foi o objetivo que o site deveria alcançar: eles queriam mostrar fotos das atividades realizadas com as crianças e avanços, de modo que os doadores pudessem ver que seu dinheiro foi bem aplicado e, ao mesmo tempo, para atrair novos doadores e voluntários.

         Logo que o objetivo foi estabelecido, meu pai e sua equipe coletaram os conteúdos (fotos, calendário de eventos, equipe, programação de eventos futuros, entre outros) que acumularam no ano que havia passado desde sua inauguração, selecionaram o que acreditavam ter um valor mais relevante para ser o conteúdo do site.

         Depois disso, foi a hora de organizar em categorias as informações que iam ser dadas. Isso foi feito facilmente em um fluxograma no papel (veja abaixo como ficou):

Infoestrutura

Exemplo de árvore de navegação

          Uma vez que foi estabelecido “o que” ia ter no site, era hora de pensar “como” ia ficar o site, também recorreram ao papel, fazendo desenhos bem toscos de como cada página ia ficar. Bem, pelo menos é como eu chamo, eles o chamaram de “esqueleto do site” e o nome técnico para isso é wireframe. Ficou algo mais ou menos assim:

Wirefram

Esboço gráfico da página

        Depois disso e estabelecido que eles desejavam marcas hipertextuais bem simples, os designers e programadores cuidaram do resto. 

        Sem saber, meu pai e seus colegas de trabalho fizeram uma “arquitetura de informação”.

        O site se mostrou eficiente: os usuários encontravam o que procuravam e meu pai alcançou os objetivos que ele esperava com o site. E o site só suporta a usabilidade porque teve um planejamento antes.

        Sites sem planejamento resultam em confusão, demora para acessar as páginas, links quebrados, perda da informação… Em suma, veja como ficam os sites sem “arquitetura de informação”: www.veracruz.edu.br; www.etelg.com.br; http://www.dolly.com.br/2009/

        Agora, alguns sites muito bons – tiveram uma arquitetura bem elaborada – www.uol.com.br; www.terra.com.br; www.globo.com

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: