SHF Work

7 de março de 2010

ENIAC: o primeiro passo para o mundo digital

Filed under: Sem categoria — gabrielafreitas1991 @ 14:51

ENIAC 1Na década de 40 (em plena 2ª Guerra Mundial – mais precisamente no seu final) começaram a surgir os primeiros computadores. O mais famoso, com certeza, foi o ENIAC (Eletrical Numerical Integrator and Cacultor ou Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), considerado “o primeiro computador” ou “o pai de todos os computadores” por muitos.

O ENIAC foi desenvolvido entre os anos 1943 e 1946 por três cientistas numa universidade dos Estados Unidos da América, carinhosamente chamado pela imprensa de “Frankenstein Matemático”.

Ele tinha uma capacidade de processamento muito menor do que o mais básico dos celulares de hoje, só conseguia realizar cálculos de adição, divisão e de multiplicação e conseguia fazer cálculos diferentes paralelamente. Inicialmente ele foi usado para cálculos balísticos. Com o fim da guerra, ele passou a ser utilizado para investigações científicas.

Segundo diversos sites, é seguro afirmar que suas características funcionais não eram realmente o que o fENIAC 2aziam se destacar, mas o fato de ser, basicamente, o primeiro computador a usar um eletrônica digital: ele pesava 32 toneladas, media 30 metros – ocupando assim uma sala inteira, igual ao da série “O Túnel do Tempo” – e tinha 17.468 válvulas que precisavam ser trocadas a cada 10 minutos. Hoje, uma calculadora de bolso tem mais funções aritméticas, não requer uma programação trabalhosa como o outro e é mais rápida – o ENIAC era capaz de realizar uma soma em 0.2 milisegundos, uma multiplicação de dois números de 10 dígitos em 2.8 milisegundos, e uma divisão em 24 milisegundos.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: