SHF Work

28 de março de 2010

A História da Interface Gráfica

Filed under: Sem categoria — gabrielafreitas1991 @ 16:35

Um dos primeiros a “expressar” a idéia de GUI (Graphical User Interface, em português seria algo como “Interface Gráfica do Usuário”)  foi Vanner Bush que, no começo dos anos 30, pensou em um dispositivo denominado “Memex”. Infelizmente, assim como as maiores idéias na área da informática, ela surgiu antes da tecnologia necessária para concretizá-la. 

Em 1945, Bush escreveu suas idéias em um artigo, “Como Podemos Pensar”, o qual inspirou Douglas Englebart a construir tal aparelho, na década de 60. Inventando o conceito de WYSIWYG (what you see is what you get, em português seria “o que você vê é o que você tem”), ele e sua equipe criaram o processador de texto, o mouse e as janelas com menus. Esse “protótipo” foi chamado de NLS (oN-Line System), pronto em 1968. 

"The Xerox Alto"

"Alto" da Xerox PARC

 

Perq

Perq

 

Em 1973, o “Alto” da Xerox PARC foi o primeiro computador a reunir em um só lugar todos os elementos do GUI, apesar de não ser orientada por uma desktop

Em 1980, a Three Rivers Computer Comporation apresentou a estação gráfica de trabalho Perq (curiosidade: ele rodava a primeria versão do “Guide”, o primeiro sistema comercial de hipertexto). 

A Interface da PARC consistia de widgets gráficos com janelas, menus, caixas de opção, caixas de seleção e ícones, além de usar um dispositivo de ponteiro em adição ao teclado. Seguido desse sistema, o primeiro modelo baseado foi o Xerox 8010 Star Information System, o sucessor comercial do Xerox Alto, de 1981. Ela tinha funcionalidades como duplo cliques em ícones e sobreposição de janelas, as quais serviram de molde para as interfaces modernas. 

Xerox Star

Xerox Star

 

Lisa

Lisa

 

Em 1983, a Apple lançou o computador Lisa, o responsável pela popularização da interface gráfica. Além das funcionalidades do Xerox Star, ele apresentava menus drop down e uma barra de menus na parte superior da tela. Ele apresentava um desktop. 

MAC

MAC

 

Em 1984, a Apple lança o primeiro Macintosh, muito similar ao Lisa, mas muito mais barato. Sua interface gráfica foi baseada em pesquisas realizadas na Xerox Parc. Ele foi definitivo para que o mundo digital saisse da era da linha de comando e entrasse na era da Interface Gráfica, com seus ícones “representativos” (diretórios seriam representados por pastas e arquivos por folhas de papel) além de um conjunto de utilitários como calculadora, bloco de notas e lixeira de arquivos. 

Após o lançamento do Mac, começaram a surgir clones de sua Interface Gráfica:
– Ainda em 1984, A Digital Research (DRI) criou o Graphical Environment Manager (GEM), desenvolvido para trabalhar com sistemas oepracionais já existentes como CP/M e MS-DOS. A similaridade com Macintosh resultou numa ação judicial da Apple Computer.
 

GEM

GEM- Em 1985, foi desenvolvido o GEOS para o Commodore 64.GEOS

 

- Ainda em 1985, Commodore lança o computador Amiga 1000 com uma interface gráfica chamada Workbench. 

Amiga 1000

Amiga 1000

 

Em 1985, o maior de todos os clones: Microsoft lança a primeira versão do Windows, uma interface gráfica para o MS-DOS, usada na linha PC. 

Windows Version 1

Windows Version 1

 

A partir de então foi uma corrida entre Apple e Microsoft, visando o predomino no mercado. 

A Apple seguiu na frente, com o lançamento, em 1987, do Macintosh II: o primeiro monitor colorido da história, com 256 cores. No mesmo ano, a Microsoft lança o Windows 2.03 com janelas redimensionáveis e que podem ser sobrepostas. 

MAC II

MAC II

 

Em 1988, Steve Jobs foi expulso da Apple e lança o NeXT Computer, para fins educacionais, cara demais para a época. 

Seguindo mais ações legais, a Apple processou a Microsoft em 1988, por violação de direito autoral da interface gráfica do Lisa e do Macintosh. Anos depois, a vitória foi dada a Microsoft. 

Apenas em 1990 que a Microsoft consegue “alcançar” a Apple ao lançar o Windows 3.0 com o gerenciador de programas, popularizando o sistema. 

Windows 3.1

Windows 3.1

 

Em 1992, é lançado o Windows 3.1 – muito popular e utilizado –, com recursos multimídias como a única diferença de sua versão anterior. 

Em 1995, Microsoft lançou o Windows 95, mudando a concepção de janelas da versão, muito semelhante ao System 7 da Apple. Com essa versão, ele dominou efetivamente o mercado. 

Windows 95

Windows 95

 

1997: System 8Apple 

1998: Windows 98Microsoft  

1999: Linux 

2000: Mac OS XApple 

2001: Windows XPMicrosoft 

Windows XP

 

2007: Windows VistaMicrosoft 

2009/10: Windows SevenMicrosoft 

Para saber mais sobre a evolução da Interface Gráfica, eu recomendo os sites: “Graphical User Interface Timeline” e “The first GUIs 

Interaction Design History – SLIDES
About InterFace – SLIDES 

About these ads

2 Comentários »

  1. quero saber o nome do autor (a) dessas informações, se poderem me mande o nome completo,
    agradeço.

    Comentário por Wmerson — 24 de maio de 2013 @ 18:38 | Resposta


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: